O curso tem a intenção de abordar os marcos mais significativos da História da Arte Italiana, desde a Idade Média até hoje. As três semanas do curso serão focadas na ideia de “espaço”, que simbolicamente e historicamente, é a verdadeira chave da singularidade italiana no contexto cultural do desenvolvimento da linguagem da arte ocidental. Além disso, a idéia de espaço refere-se à natureza do curso, com base em um diálogo constante entre interno e externo, isto é, entre a cidade e a escola, incorporando um programa estruturado de visitas a museus e espaços históricos, visto como um todo e completando parte do próprio curso.
Resultados de aprendizagem
- reconhecer os aspectos específicos da cultura visual italiana nas várias épocas históricas;
- descrever e re-elaborar, tanto oralmente e quanto por escrito, as considerações históricas e críticas em torno de uma obra de arte;
- identificar as peculiaridades dos traços italianos no campo da arte e sua subseqüente inclinação para o mundo do design e da moda;
- contextualizar e comparar produtos artísticos e culturais a diferentes contextos históricos, geográficos e políticos.
temas do curso
SEMANA 1
O espaço como forma simbólica.
A conquista do espaço, a reflexão em torno de anatomia e perspectiva, de Giotto ao Humanismo em Florença. Os participantes serão orientados para a compreensão das conquistas formais mais importantes da modernidade ocidental.
Visitas esperadas: Galleria degli Uffizi, Santa Croce, Santa Maria del Carmine.
SEMANA 2
O espaço como forma social.
A cultura ocidental moderna, a italiana, em particular, está estruturada em torno do conceito de “tribunal”. A corte dos Médici de Florença será o ponto de partida para uma reflexão sobre o Renascimento italiano e barroco, em comparação com a cultura europeia contemporânea.
Visitas esperadas: Palazzo Pitti, Palazzo Strozzi, Galleria dell’Accademia.
SEMANA 3
Espaço e o Tempo
A última semana é dedicada à contemporaneidade tendo em vista a cultura visual italiana do século XX, a partir das vanguardas dos diálogos entre arte e moda e as experimentações mais contemporâneas.
Visitas esperadas: Museo Marino Marini, Museo Novecento.
DATAS | SEDES
Florença:
25 de junho a 13 de julho de 2018 – Italiano ou Inglês
SAIBA MAIS