Digital Design for Immersive Experiences

Digital Design for Immersive Experiences

Digital Design for Immersive Experiences

Os participantes serão encorajados a abraçar uma perspectiva estratégica e criativa nas múltiplas aplicações de XR, para conceber instalações sensoriais imersivas aprimoradas por conteúdo multimídia generativo, exibições de arte digital, mapeamento de projeção de pinturas, luzes, gráficos animados e música. Em um cenário tecnológico em mudança, dominado pela ruptura das novas mídias e a virtualização de tudo, três aspectos centrais do design estão cada vez mais convergentes: as oportunidades criativas alucinantes trazidas por tecnologias imersivas (como Internet das Coisas, Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Realidade estendida, Inteligência Artificial, Videogames), a necessidade de aprimorar a percepção humana e a conexão entre os ambientes físicos e os mundos digitais. O programa visa treinar alunos no uso de tipos multimodais de interação digital em ambientes imersivos, aplicados ao design de varejo, experiências avançadas de marca, comunicação de bens culturais (museus totalmente digitais, exposições pop-up, galerias virtuais) e para o indústria de eventos em geral. Da moda ao varejo, do entretenimento aos eventos culturais, há de fato sinais aparentes de que estamos nos aproximando de um ponto de inflexão com tecnologia de imersão. No campo do design de interação, estamos testemunhando uma transição progressiva das plataformas digitais tradicionais (UX para web, aplicativo, celular) para a nova fronteira da realidade estendida (XR) – um termo genérico que abrange VR, AR e realidade mista ( SR); um amplo conhecimento de XR, que está promovendo a introdução de experiências digitais totalmente novas que vão muito além do que imaginamos até agora, será abordado ao longo do programa. Este curso também fornece uma compreensão profunda das oportunidades criativas alucinantes trazidas por tecnologias emergentes, a fim de aumentar a capacidade dos alunos de repensar experiências de marca e espaços, maximizando o envolvimento do usuário por meio do uso de sensores de movimento, tecnologias interativas, como mapeamento de projeção e instalações reativas de áudio digitalmente aprimoradas. Inspirando-se na cenografia e nas instalações artísticas, os participantes inscritos neste programa de mestrado aprenderão a configurar um ambiente, transformando-o em cenário para uma experiência imersiva amigável nas redes sociais, e a escolher o método de interação mais adequado. Eles também serão capazes de identificar os objetivos estratégicos de uma experiência, concebendo de forma consistente uma narrativa que desperte a curiosidade emocional e sensorial e motive os usuários a mergulhar fundo na experiência imersiva.

SEDES

Milão  26 de Setembro de 2022 – 30 de Junho de 2023

Idiomas: Inglês e Italiano

No Comments

Comments are closed.

Istituto Marangoni