arts curating

arts curating

arts curating

Os tempos atuais exigem uma nova forma de pensar sobre a arte, o patrimônio cultural e o sistema de criatividade de forma geral. Incentivar intersecções e sobreposições, misturando diferentes campos de conhecimento, como artes visuais, moda, design, fotografia, cinema, e novas mídias é a forma como o curso de curadoria de artes, com duração de três anos, redefine a experiência artística.

Falar em “arte” ou “artes” não é apenas uma escolha linguística, mas sim um verdadeiro posicionamento. Trata-se de reconhecer um leque extremamente vasto de linguagens e disciplinas que caracterizam a produção cultural contemporânea. Em uma sociedade em contínua e rápida transformação como a atual, até mesmo o conceito de arte precisa ser, de fato, reformulado em busca de uma definição mais ampla e flexível, capaz de incorporar novos estímulos e propostas.

Partindo dessas premissas nasce o curso de Curadoria de Artes, que propõe uma abordagem dinâmica e inovadora, carregada de incursões constantes e diálogos interdisciplinares, uma mescla perfeita entre teoria e uma abordagem profissionalizante, adequada aos desafios dos dois sistemas, tanto o da cultura quanto o da criatividade, ambos em constante mudança.

O objetivo do curso é formar profissionais capazes de difundir a cultura e divulgar o patrimônio histórico-artístico, reinventando a experiência artística por meio dos conceitos de influência, ecletismo e experimentação digital. Nessa perspectiva, a prática curatorial e a escrita se tornam as duas ferramentas para a criação de projetos expositivos, contribuições editoriais e conteúdos midiáticos, nos quais o conhecimento histórico, o pensamento crítico e a inovação tecnológica convergem a um olhar voltado a arte do futuro. 

 

FOCO DA APRENDIZAGEM:

  • História da arte
  • Crítica de arte
  • Prática curatorial
  • Sistema editorial
  • Gestão de Artes

 

SEDES:

FLORENÇA

11 de Outubro de 2021 – 23 de Junho de 2021

Idioma: Inglês e Italiano

SAIBA MAISWhatsapp

No Comments

Comments are closed.

Istituto Marangoni