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Uma visão sobre as últimas semanas de moda

A temporada de moda está oficialmente fechando essa semana com a Paris Fashion Week, depois de passar pelas mais clássicas capitais do mundo. Posso dizer que depois de acompanhar (mesmo de longe) os desfiles em NY, Londres e Paris que as maiores tendências no mercado de moda estão longe das passarelas. Podemos ver uma grande mudança, tanto em matéria de profissionalização da indústria, quanto a respeito dos velhos lançadores de tendência.

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Com a moda cada dia mais profissional, alcançando cada vez mais mercados, existe uma necessidade de uma reestruturação interna nas empresas, para que sejam menos “atelier” e mais varejo, ainda mais globais. Mas isso não é uma projeção pessimista, e sim, uma grande oportunidade de pessoas que sempre quiseram estar envolvidas com a moda acharem sem espaço. Leia mais nesse post sobre as áreas de atuação e novas oportunidades no mundo da moda.

Ao mesmo tempo, podemos dizer que essas últimas semanas de moda vieram para coroar, finalmente, o streetstyle como maior lançador de tendência e formador de opinião. Mesmo com a profissionalização do mercado, podemos ver as marcas perdendo espaço para personagens (estilosérrimas, diga-se de passagem) das ruas, e claro, dos blogs. Acredito que isso aconteça porque as pessoas não-envolvidas diretamente com moda preferem “seguir” esses personagens que já trazem as tendências das passarelas decodificadas para a vida real.

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Ou seja, nesse momento, cabe às marcas saberem se posicionar frente a esse novo consumidor, criando uma relação mais pessoal e próximo do cliente.

fotos da semana de moda de Milão, tiradas por Scott Schuman – maior fotógrafo de streetstyle do mundo.