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PESQUISA | O SEGREDO DAS EMPRESAS DE SUCESSO | luiza bomeny

É preciso conhecer como a palma da sua mão o ambiente onde você pretende entrar. Só assim vai ser possível traçar uma estratégia vencedora. Uma boa dica é olhar para as empresas já consolidadas e entender o que elas estão fazendo de melhor. Descubra quem são os melhores fornecedores, aprenda quais são os problemas que podem acontecer na hora da confecção do produto, esteja cercado de informações úteis que vão te ajudar a já entrar no jogo mais precavido. 

 

Quando falamos em pesquisar, não estamos nos limitando ao cenário atual. É muito importante aprender sobre as tendências futuras, saber o que está por vir. Assim, você se conecta com o que as pessoas estão vivendo, o que estão desejando hoje e como esse cenário deve evoluir nos próximos anos. Estudar as mudanças sociais, econômicas e políticas é essencial para mapear o território onde a sua empresa vai atuar. Um empresário de sucesso não pode ficar cego dentro da sua visão, sem olhar para fora. Embora seja preciso foco para criar um negócio de sucesso, é essencial estar aberto para o mundo. 

 

Caso você já seja dono de uma marca, pesquise o seu cliente constantemente. Na minha experiência como consultora, pude ver com clareza como as empresas não sabem bem quem é o seu público. Já trabalhei com marcas que acreditavam vender para um público jovem e suas peças eram compradas por mulheres na faixa dos 55 anos. Faça pesquisas uma vez ao ano, se puder semestralmente, e entenda quem está consumindo o seu produto. Entenda também se você está vendendo para quem você quer, ou se esse público precisa ser ajustado. A adaptação vai ser constante porque quando lançamos um produto no mercado, tudo pode acontecer. 

 

Na hora de colher dados para a sua pesquisa, vai ser sempre mais fácil obter informações quantitativas do que qualitativas. Mas a sua própria equipe de vendas pode te trazer dados valiosos. Já vi muitas vezes os donos da marca totalmente desconectados das realidades dos seus públicos, enquanto a equipe de vendas sabia exatamente com quem estava trabalhando. Se você é um dono de empresa, tenha a humildade de aceitar as críticas para poder se aperfeiçoar. 

 

E se você é uma marca que já está no topo? Aí é que você tem que pesquisar mesmo! Informe-se sobre novas tecnologias e não se deixe acomodar. Alguém vai estar na sua cola e o comodismo é o primeiro passo para o declínio. 

 

Agora, se você é um profissional, e não um empresário, e acha que esse texto não fala com você, pense de novo! Você também tem que estar pesquisando constantemente o seu mercado e entendendo o que está acontecendo de novo no seu segmento. Pesquise a história da marca onde você trabalha, pesquise o que ela faz hoje, pesquise seus momentos de reposicionamento no mercado. Ou seja, esteja a par do seu ambiente, ainda que você não seja o dono daquele negócio. 

 

Já entendeu que a pesquisa é a base do sucesso para a vida? Minha dica é para que você esteja sempre atenta para busca o novo, o tempo todo. Assim, ideias e sucesso não vão te faltar!