262 Views |  Like

Grandes nomes da moda: IRIS APFEL

 Na semana passada trouxemos a história de Franca Sozzani, um dos grandes nomes do jornalismo de moda. A personalidade de hoje é a prova de que design e moda caminham lado a lado. Estamos falando de Iris Apfel designer de interiores que no auge de sua terceira idade se tornou um ícone da moda com seu estilo exuberante, autêntico e muito colorido.

iris2

 Iris é norte americana e hoje está com 93 anos. Ela estudou História da Arte na Universidade de Nova York e em sua juventude teve alguns trabalhos coadjuvantes, como copy girl na Women’s Wear Daily, por exemplo. Aos 27 anos casou-se com Carl Apfel, com quem é casada há mais de 6 décadas. Juntos eles criaram uma empresa de tecidos chamada de Old World Weaver, onde Iris desenvolveu seu olhar apurado e bom gosto atuando como interior design na redecoração da Casa Branca durante 9 mandatos, de Truman até Clinton.

 Foi apenas em 2005, quando ela foi tema de uma exposição no Metropolitan Museum – intitulada de ‘Rara Avis: Selections from the Iris Apfel Colletion’- que o mundo conheceu seu estilo excêntrico e inconfundível, através de suas roupas e acessórios expostos. Giorgio Armani, Carla Fendi, Karl Lagerfeld são alguns dos grandes nomes que foram prestigiar sua exibição. Foi um sucesso absoluto e a partir desse momento ela se tornou um ícone de elegância, ensinando como ser atraente em qualquer idade e questionando os padrões de beleza ao se tornar uma it girl com seus 84 anos, na época.

iris6

 Com seu gosto eclético, conquistou a atenção de todos, fechando parceria com a M.A.C e diversas linhas de acessórios para outras empresas, como uma coleção de óculos para a Eyebobs. Além de ter aparecido em diversas publicações de peso como a Vogue Itália e ter estampado a capa da Dazed & Confused. A contribuição de Iris para o mundo da moda e do design culminou na criação de um documentário sobre sua personalidade.

Iris

Coleção de Iris Apfel para M.A.C e sua capa na Dazed & Confused.

 Para Iris se vestir é um ato criativo, como tocar jazz, e um bom design é uma forma de expressão. Isso explica seu auto-styling excêntrico e a decoração de sua casa que também é muito autêntica.

 Dê play no trailer de seu documentário e entenda porque é impossível não se encantar por essa personalidade singular da cena fashion. E você, ficou com vontade de ter um senso de stylin incrível como o de Iris? Entre em contato com a gente, venha fazer um curso no Istituto Marangoni e também se tornar um ícone da moda e do design.