1156 Views |  Like

Grandes nomes da moda: GRACE CODDINGTON

O ano começou triste com a notícia de que Grace Coddington sairia da posição de diretora criativa da Vogue. Porém, a ex-modelo que se juntou à revista como editora em 1988 vai continuar dando assistência à diretoria criativa da revista, mas com mais espaço para realizar outros projetos pessoais.

vogue shoot 1997 directed by grace

Photoshoot feito em 1997 para a Vogue, dirigido por Grace Coddington.

Nascida em 1941, Grace caiu no mundo da moda por acidente. Alguém enviou suas fotos a uma competição de modelos da Vogue de Londres, e ela acabou ganhando a seleção, iniciando assim sua carreira. Porém, após um grave acidente de carro que machucou seriamente seu rosto, sua carreira de modelo nunca mais foi a mesma. Então, em 1968, Grace passou a trabalhar na Vogue como editora de moda júnior.

grace-coddington-vogue-cover

Grace posando para a revista em 1962

 

Permaneceu na Vogue durante dezenove anos, até que em 1987 deixou a revista britânica para se juntar à Calvin Klein como diretora de design. Porém, Grace sentia falta do buzz criativo que era trabalhar em revistas, e após um ano decide se juntar novamente a Vogue – mas dessa vez a americana – convidada por Anna Wintour, onde permaneceu por três décadas.

Grace revolucionou a fotografia de moda e é muitas vezes descrita como a editora de moda mais influente do mundo nos últimos 30 anos, por sua estética rica e detalhada, com poderosas narrativas visuais que estão no coração da indústria.

Apesar de ser uma profissional muito influente no mundo da moda, Grace só ficou realmente conhecida publicamente após sua participação no documentário September Issue, no qual sua posição artística se contrapõe ao comercialismo de Anna Wintour.