1964 Views |  Like

Grandes nomes da moda: FRANCA SOZZANI

O post de hoje é sobre uma personalidade inspiradora que atua na área de comunicação e jornalismo de moda. Estamos falando de Franca Sozzani, editora da Vogue Itália.

franca

 Franca é italiana e estudou Filosofia e Literatura Germânica na universidade. Se casou aos 20 anos, sonhava passar sua vida criando filhos e jogando golfe com o marido, mas após 3 meses se separou e decidiu que era hora de dar um novo rumo para sua vida. Em 1976, começou a trabalhar como assistente na Vogue Bambini (a edição para crianças). Apenas após 4 anos, se tornou editora chefe da LEI, grande revista italiana voltada para o público jovem e feminino, onde conheceu grandes fotógrafos com quem trabalha até hoje, como Steven Meisel e Tim Walker. Em 1988, assumiu o cargo de editora-chefe da Vogue Itália, que ocupa há 27 anos.

 Em suas quase 3 décadas a frente da Vogue, Franca se tornou conhecida pela sinceridade e veracidade de suas publicações, com abordagem de temas controversos, polêmicos e muito atuais em seus editoriais, como a obsessão por cirurgias plásticas, o vazamento de petróleo no Golfo do México (2010) e até os ataques terroristas aos EUA. Outro destaque de seu trabalho na revista foi o lançamento da primeira edição com apenas modelos negras, a “All Black Issue”, a primeira revista da história da Condé Nast a ser reimpressa, tamanho foi o sucesso da publicação. O idioma italiano é falado apenas na Itália, o que poderia ser um desafio para a revista, mas Franca aposta em imagens fortes, chocantes, para que sua mensagem seja transmitida apenas por fotos. Seus editoriais não expõem apenas um belo styling de moda, mas fortes conceitos sociais e políticos. Ela não vê a moda apenas como roupas, mas sim como vida, por isso suas abordagens são tão reais e impactantes.

Na esquerda, primeira capa de Franca como editora. Na direita, Naomi Campbell em uma das capas da 'All Black Issue'.

Na esquerda, primeira capa de Franca como editora. Na direita, Naomi Campbell em uma das capas da ‘All Black Issue’.

 Essa sua forma de atuação transformou a edição italiana da Vogue uma das revistas de moda mais influentes do mundo, apesar de sua pequena circulação, apenas 140.000 publicações. Os editores das outras revistas tomam as publicações de Franca como um parâmetro, por isso eles observam atentamente os novos nomes de estilistas, marcas e fotógrafos lançados na Vogue Itália. Ela é uma mecenas dos novos talentos, abrindo as portas de seu escritório para eles mostrarem seu trabalhos e criando desafios de fotógrafos em sua conta do Instagram, selecionando as suas fotos favoritas.

 Além da revista, Franca ainda realiza um trabalho humanitário, atuando nas Nações Unidas. Outro destaque em sua família é sua irmã, Carla Sozzani, criadora da grande concep-store, a Corso Como 10. Um grande sucesso!

franca2

Franca e Carla Sozzani, sua irmã.

 Franca é uma grande inspiração para quem ama moda. Se você quer se tornar uma personalidade de sucesso como ela, faça a diferença, saia do padrão e invista em você. O Istituto Marangoni apresenta os cursos para você se tornar um grande sucesso. Entre em contato com a gente.