333 Views |  Like

Como se vestir para um casamento

Os casamentos, e como se vestir para eles… sou consultora de estilo há mais de dez anos e confesso que essa é a dúvida que mais encontro por aí. A verdade é que, por ser um evento de muita importância para os noivos, ele traz uma certa responsabilidade na hora de escolher sua produção. Quando a festa é dia, a confusão aumenta. No entanto, algumas dicas podem te ajudar na hora de decidir o que vestir para essa data tão especial. 

As celebrações diurnas pedem roupas coloridas e tons leves. Não é que o preto seja proibido, mas ele é sério, e não combina com um dia alegre e festivo. Os brilhos e os bordados também não têm muito espaço por aqui, a menos que você escolha um paetê fosco. A melhor alternativa é optar pelos florais, tecidos fluidos como a seda, ou uma malha bonita e lisa. Por mais casual que seja a cerimônia, não apareça vestindo lycra ou malhas estampadas, elas são excessivamente casuais para o evento. 

Uma regra muito importante é evitar brancos e crus, a menos que seja um pedido na noiva. Esta é a cor dela e devemos respeitar. Ainda que seu vestido não seja branco, mas de um tom pastel muito claro, vale a pena mandar uma foto, conversar e esclarecer. 

Os acessórios são um tema importante para os casamentos diurnos. O preto deve sempre ser evitado, seja em sapatos ou bolsas. A alternativa é apostar nos nudes e peles, ou usar um sapato que contraste com a cor do seu vestido. Na hora de escolher as joias e bijoux, evite o strass e prefira pérolas, brilhantes ou até mesmo a palha. Você pode brincar com as cores e as texturas para trazer vida ao look. A mesma coisa vale para as bolsas, que devem ser sempre pequenas, estilo clutch. Invista num modelo da cor do seu vestido ou de palha e, mais uma vez, deixe o preto para outra ocasião. 

Existe uma exceção, que são as estampas em preto e branco. Elas são bem-vindas e ficam lindas com acessórios bem coloridos. Aqui, se você sentir a necessidade de acessórios pretos, dê preferências às sandálias, mais leves e delicadas. 

Durante o inverno, ou quando o tempo esfria, você pode usar casaquinhos de tricot, boleros e xales, no tom do vestido ou em um dos tons da estampa. Uma alternativa é comprar um tecido (1.2m x 90 cm) e pedir para a sua costureira fazer uma bainha de lenço. Caso o frio esteja realmente terrível, uma blusa segunda-pele por baixo do vestido pode resolver, ou até mesmo um sobretudo colorido, ou nude. Os vestidos de mangas longas, estilo chemise, também são uma opção. Quer uma ideia diferente, mas que pode ficar o máximo? Faça um xale de lã e jogue-o sobre os ombros! 

Quando os casamentos acontecem no campo, o modelo dos sapatos passa a ser uma questão. Averigue com os noivos se a festa vai ser realizada em gramados e, em caso afirmativo, use saltos mais grossos. Vale até uma sapatilha com brilhos, bordada e especial. As anabelas também são uma ótima alternativa, e vão permitir que você se movimente com maior liberdade. 

Uma última consideração, pensando nas noivas que vão realizar um casamento apenas no civil. Aqui, a noiva pode usar o que ela mais gostar. Pode ser um tailleur, um vestido midi ou fluido, em tons claros. Ela pode dispensar o véu e escolher um chapéu elegante, ou um arranjo mais casual para os cabelos. A regra é que o dia é dela, e a escolha do que vestir também é!