708 Views |  Like

A mecânica do vestir em cartaz em Paris

Se você já viu uma imagem de corselet ou de uma anquinha deve ter se perguntado por que as mulheres precisavam se vestir de forma tão desconfortável. A resposta é simples: para exaltar os atributos femininos e ressaltar as curvas! Se hoje apelamos para ginásticas e cirurgias plásticas, a partir da Idade Média certas ferramentas foram criadas para evidenciar tanto o corpo das mulheres como o dos homens.

Esse é o tema principal da exposição “La Mécanique des Dessous”, em cartas no Musée des Arts Décoratifs de Paris até o dia 24 de novembro. A mostra faz uma retrospectiva de peças usadas ao longo dos séculos para disfarçar ou exaltar as formas e inclui corsets, paniers, anquinhas, sutiãs, meias e codpieces masculinos.

                  expo-paris1   expo-paris3

Ao final da exposição, o destaque é a tecnologia, que permitiu que os materiais se tornassem mais confortáveis, e também a prática de intervenções no corpo,
pois desde o século passado buscamos mudanças mais “radicais” com tratamentos estéticos, cirurgias e exercícios.

ARTS DECORATIFS 2013 - EXPO MECANIQUES DES DESSOUS

expo-paris

Além das peças históricas há também ícones da moda contemporânea expostos, como o famoso sutiã-cone de Jean Paul Gaultier dos anos 80 e o corselet metálico da Dolce & Gabbana, de 2007. Quem estiver na capital francesa nos próximos meses não pode perder!

      ARTS DECORATIFS 2013 - EXPO MECANIQUES DES DESSOUS   expo-paris2

Já que estamos falando em lingerie, vale lembrar que o Istituto Marangoni tem um curso avançado em Lingerie e Beachwear. Mais detalhes aqui:

 http://www.luizabomeny.com.br/site/istitutomarangoni/cursosFeriasAvancados/lingerie+beachwear.htm