1804 Views |  Like

Os melhores bairros para se viver em Milão

Muita gente me pergunta onde morar em Milão.

Milão não é uma cidade tão fácil para se delimitar os bairros, algumas regiões são apelidadas pelos nomes das estações de metrô, outras são identificadas pelos nomes das ruas e outras ainda pelas portas da cidade antiga.

Na hora de escolher um apartamento, a melhor opção é ficar perto das linhas do metrô. O transporte urbano em Milão é incrível: metrô, Tran (aqueles bondes antigos super charmosos que hoje já tem versões bem modernas) e ônibus te levam para todas as regiões e os estudantes dificilmente pegam um táxi, já que a cidade é muito segura.

Outra forma deliciosa de andar pela cidade é de bike, principalmente na primavera e no verão. Fiz um post sobre isso, clique aqui.

Mas vamos às linhas do metrô:

– As linhas vermelha e amarela passam pelo Duomo e são muito centrais.

– A verde não passa pelo Duomo, mas você pode alugar um apartamento próximo das estações de Porta Genova até Garibaldi, e se conectar com a linha vermelha (na estação de Cadorna), que te leva para o Duomo e San Babila, aonde ficam as sedes do Istituto Marangoni.

– Se guiando pela linha amarela, você pode ficar da estação Reppublica até a estação Porta Romana.

– Se guiando pela linha vermelha, você pode ficar da estação de Wagner/Pagano até a estação Lima.

– É muito importante evitar a região da Stazione Centrale. É a única região de Milão considerada perigosa. Você vai perceber que os preços dos apartamentos por lá são bem melhores, mas não caia nessa, é uma cilada.

 

post_Mapa-Milão

 

Os melhores bairros para você morar são:

– Centro

O centro de Milão gira ao redor da praça do Duomo, que é a praça principal da cidade e onde fica a galeria Vittorio Emanuele II e o teatro alla Scala. É nessa região que ficam as sedes do Istituto. É uma região muito cara para se viver.

– Brera

A região de Brera fica bem perto do centro, a menos de 1 quilômetro do centro histórico, um dos bairros mais charmosos da cidade: Brera. Essa região é cheia de lojas bacanas, e tem uma noite charmosíssima, com diversos bares e restaurantes.

– Porta Venezia

Ao redor do Duomo e do Quadrilátero da moda, fica esse bairro que é mais familiar e bastante elegante.

– Porta Nuova

Entre Brera e Porta Venezia fica o bairro de Porta Nuova, onde fica o Corso Como, uma rua charmosíssima onde fica a famosa boutique homônima Corso Como 10.

– Porta Vittoria e Citta Studi

São zonas residenciais com um bom preço e perto do centro.

– Navigli

Navigli é muito animada, um bairro muito jovem, aonde ficam os canais projetados por Da Vinci, repleto de bares e restaurantes. O metrô não chega até lá, mas outros meios de transportes sim. É uma ótima região para se viver! Para quem vai estudar na Domus, é ideal, pois ela fica ali. E por lá se circula muito de bicicleta.

 

Se você optar por qualquer uma dessas regiões, você vai estar no top. Mas ainda existem outras que também são boas, como: Zona Tortona e Cinque Vie (um must em abril, na época do Salão do Móvel), Monforte, Magenta, Pagano, Porta Vercelina, Porta Vigentina, Porta Lodovica, Lazio, Risorgimento, Solari, Isola, Cordusio, Guastalla, Porta Romana, Lambratte, Porta Genova.

Por isso criei esse mapinha para vocês! Ficando dentro do círculo rosa, vocês vão estar seguros e bem em qualquer lugar!