1234 Views |  1

Ikram Goldman, um talento nato do varejo de luxo e a mulher à frente de uma das mais importantes multimarcas dos EUA.

Ikram Goldman, dona da multimarca Ikram, é conhecida mundialmente por ter sido responsável pelo styling da primeira dama Michelle Obama. Com propostas inovadoras para um dos armários mais comentados da política mundial, ela decidiu apoiar novos designers americanos e definitivamente já deixa sua marca na história da moda. Mais do que um emprego na Casa Branca, Ikram tem uma trajetória de vida e profissional inspiradora, onde mostra que talento e trabalho duro são uma combinação perfeita para o sucesso!

Nascida em Israel, a caçula de nove filhos, não teve contato direto durante a sua infância e adolescência com à alta costura, mas aprendeu, através do olhar preciso da sua mãe, a importância da aparência pessoal. Crescendo em um lar árabe cristão, Ikram e seus irmãos eram alinhados em fila para inspeção antes de ir para a escola. Os sapatos, cabelos e uniformes deveriam estar sempre impecáveis! Assim, aprendeu desde cedo a importância da imagem pessoal através das roupas e como este é um instrumento fundamental de comunicação com o mundo.

Aos 13 anos, Ikran se mudou para Chicago com a sua família para tratar o câncer de mama da sua mãe, mas infelizmente após 2 anos ela veio a falecer. Chicago então iria mudar a sua vida novamente, quando proporcionou seu encontro com uma mulher que se tornaria sua mentora, amiga e figura materna: Joan Weinstein, dona da Ultimo, lenda do varejo de moda de Chicago na época, onde Goldman trabalhou até os 25 anos. Nesse período conheceu Josh Goldman, um advogado formado em Princeton com quem se casou e se tornou sócia quando Joan Weinstein abandonou o negócio do varejo, fechando a Ultimo. Ikran e Josh viram neste momento a oportunidade de investir em sua própria loja, a IKRAM, que se tornou referência  em Chicago, com um mix de grandes grifes e jovens marcas independentes, que a empresária sempre fez questão de apoiar.

Frente da loja Ikram em Chicago , projetada por Mario Aranda.

A loja Ikram em Chicago , projetada por Mario Aranda.

Foi através da sua carreira sólida que a empreendedora foi indicada para ser consultora de estilo de Michelle Obama, sendo a principal responsável pela construção de um guarda-roupa mais acessível, estratégia que combinava tanto com o governo Obama. Para Ikram era importante que os americanos olhassem para Michelle e sentissem que poderiam ter acesso às suas roupas, então trazia para a Casa Branca designers talentosos e marcas americanas como J.Crew, Gap e Proenza Schouler. Mas também compôs looks assinados por estrangeiros, frequentemente em visitas internacionais, mostrando a sensibilidade e diplomacia da profissional.

A trajetória desta mulher é um ótimo exemplo de que com persistência e trabalho as portas do mercado se abrem para os bons profissionais. Sem dúvidas, Ikram Goldman é uma inspiração!

Ikram em sua boutique em Chicago. Foto: Saverio Truglia

Ikram em sua boutique em Chicago. Foto: Saverio Truglia