31 Views |  Like

Dicas de cidades para conhecer no sul da Itália!

As minhas dicas para quem vai para o sul da Itália são:

sul-itália

Napoli:

Napoli, no sul da Itália, à somente 3h de trem de Roma, é o ponto de partida ideal para quem está planejando uma viagem para o sul da Itália, já que de lá é possível ter acesso a diversas cidades da região. O ferry para Capri parte de lá, por exemplo! Napoli é uma cidade com personalidade própria e muito forte, diferente de destinos românticos como Florença ou Veneza – e é justamente por isso que vale a pena conhecê-la! Roupas penduradas nos varais que atravessam prédios, trânsito um tanto quanto caótico e ritmo acelerado fazem com que a atmosfera do local transmita um ar de Itália típica dos filmes!

Durante seu dia lá, abra mão de táxis e carros e caminhe pelas ruelas do Centro Histórico! As ruas mais famosas com a Via Benedetto Croce (apelidada de Spaccanapoli) e a Via dei Tribulani. Lá, você vai encontrar de tudo: desde pizzarias tradicionais até lojas de souvenires! Inclusive, em Napoli você encontra as pizzas mais deliciosas da Itália – lá é o berço da pizza, afinal! Vale estender o passeio e conhecer também a Via Toleto, pontuada por diversas lojinhas super bacanas e gelaterias incríveis!

Depois de se perder pelas ruas de Napoli, comece a visitar as atrações! Para os amantes de arte, uma parada imperdível é o Museu Arqueológico Nacional, que tem um acervo enorme de objetos arqueológicos e mosaicos incríveis de Pompeia e Herculano que foram restaurados! Depois do Museu, caminhe até a Galeria Umberto I e vá à Sfogliatella Mary conhecer a autêntica sfogliatella napolitana, um doce folhado recheado de creme de baunilha e frutas cristalizadas – uma delícia! Em frente à Galeria fica o famoso Teatro di San Carlo, uma das salas de ópera em atividade mais antigas do mundo! É um lugar lindíssimo, vale tentar assistir a um espetáculo, mas caso não dê tempo, a cidade também organiza visitas guiadas para conhecê-lo. Muito bacana!

Você ama gastronomia, praias deslumbrantes e cultura? Então precisa adicionar Capri na sua bucketlist! Ela fica pertinho de Napoli, então pode adicionar no seu roteiro. Capri, conhecida como a pérola do Mediterrâneo, é o destino perfeito para curtir o verão italiano com a família, com amigos ou até mesmo sozinho. É uma ilha bem pequena que você chega de barco, saindo de Napoli, e é dividida em quatro regiões: Capri, Anacapri, Marina Grande e Marina Piccolla. Uma mais linda que a outra!

É muito fácil se locomover a pé pela ilha e curtir as praias, os grandes chefs italianos e as melhores marcas do mundo em pequenas lojas charmosíssimas. É também um lugar maravilhoso para comer peixes, frutos do mar, alcaparras, que são típicas da região, e tomar um bom vinho sobre o pôr do sol.

Se você quer realmente viver o sonho italiano, inove alugando uma vespa e se divirta pelas ruas de Capri. A melhor forma de conhecer esta região é caminhando sem o mapa na mão. Visite a Piazzetta, famoso centrinho de lá, e se apaixone pelas paisagens de tirar o fôlego olhando para os Faraglioni, aquelas rochas tão famosas de Capri.

Do lado de Capri, você pode dar um pulo também em Positano, uma cidade vertical, na Costa Amalfitana, super charmosa, com diversas opções de restaurantes e boutiques, além da natureza encantadora da região! Como a cidade é bem pequena, vale conhecer a pé e se perder no labirinto das ruas. E uma curiosidade: Positano foi cenário do filme Sob o Sol da Toscana.

Vale incluir no roteiro!

Le Isole Eolie:

Le Isole Eolie, a famosa região da casa de praia de Dolce & Gabbana, é um destino imperdível para você conhecer no verão europeu! Banhada pelo mar Tirreno, Le Isole Eolie é um arquipélago que fica ao norte da costa da Sicília e é formado por 7 ilhas, todas de origem vulcânica. Uma mais encantadora que a outra, não é à toa que desde 2000 é considerada patrimônio mundial da Unesco.

A melhor forma de escolher qual ilha visitar, é decidir qual tipo de férias você quer. Todas têm um mar esplêndido e arquitetura de casas brancas que lembram as construções helênicas. A maior delas é Lipari, que se conecta à todas as outras, com praias de areias brancas e muitas pedras-pomes, o que por si só é uma diversão. Eu fui há 10 anos e até hoje uso as pedras-pomes que peguei na praia. Por falar em praia, as mais lindas são Papesca, Porticello e Valle Muria. Outra ilha é Vulcano é conhecida por suas praias de areias negras, mar quente por causa do vulcão e banhos termais de água barrenta com propriedades medicinas maravilhosas para a pele.

Salina é outra ilha super charmosa da região. Com mar azul turquesa, ela foi escolhida de locação para o filme “Il Postino” de Massimo Troisi. Já Filicude e Alicude são mais intimistas, mais próximas de Palermo, elas são adoradas por quem curte uma natureza mais selvagem para relaxar. Panarea, a mais “in”, é a menor do arquipélago, mas tem a noite mais agitada, com opções deliciosas de bares, restaurantes e boates. Uma dica quente para quem for viajar para Le Isole Eolie é experimentar a pasta “alla norma”, feita com berinjela, ricota, tomate e azeitonas, prato típico da região, acompanhado de frutos do mar e de um bom vinho italiano!!!

Puglia:

Alberobello é uma charmosa cidade que fica na região de Puglia, é super conhecida por sua arquitetura peculiar e considerada patrimônio histórico da humanidade pela UNESCO!

Alberobello é chamada de “Cidade dos Trulli”, que são essas casinhas brancas feitas de calcário, com cúpula em forma de cone e telhados de pedra decorados com a intenção de trazer boa sorte. Elas estão por todo centro histórico e são restaurantes deliciosos, lojinhas de artesanato, galerias de arte, hotéis… então vale a pena conhecer Alberobello a pé e ir descobrindo todo seu charme!

Se você gosta de conhecer restaurantes e bares diferentes… há menos de 30 minutos de Alberobello fica um dos lugares mais incríveis, o “Ristorante Estivo in Grotta” no hotel Grotta Palazzese. Ele foi todo construído dentro de uma gruta e tem uma vista para o mar de tirar o fôlego! Não deixe de pedir os tradicionais “oricchiette”, massa com formato de orelhinha, prato típico da região, acompanhado de um bom vinho italiano!

A encantadora Lecce também fica na região de Puglia. Conhecida também como “Florença do Sul”, a cidade é uma ótima opção para quem curte história, arte e arquitetura e quer fugir dos destinos mais tradicionais! Veja nos próximos posts todas as dicas.

Suas ruazinhas estreitas são repletas de cantinhos super charmosos com construções no estilo barroco, além de lojinhas e bistrôs que valem a visita, então nada melhor do que explorar a cidade a pé.

Para quem curte natureza, Lecce é rodeada por praias belíssimas como a Baia dei Turqui e Pescoluse (Maldivas do Salento), que são uma ótima dica para ir no verão. Quem incluir Lecce no roteiro, não deixe de provar a Burrata e o café Espressino, que são típicos da região!