40 Views |  Like

Dicas de cidades para conhecer no norte da Itália!

A Itália tem lugares incríveis para visitar! E eu vou dividir com vocês as minhas dicas entre norte, centro e sul. Para quem vai viajar para Milão, não pode deixar de visitar essas cidades pertinho da capital da moda e do design. As minhas dicas para quem vai para o norte da Itália são:

norte-itália

Modena:

Modena é uma cidade charmosa na região de Emilia-Romagna, bem próxima de Milão e de Florença! Um local histórico e universitário, Modena é a cidade-natal de grandes figuras italianas, como Luciano Pavarotti e Enzo Ferrari (inclusive, é lá que fica o Museu da Ferrari, passeio imperdível para quem é apaixonado por design e carros!).

Localizada entre Parma e Bolonha, Modena é famosa por sua excelente culinária. Inclusive, é lá que fica a Osteria Francescana, restaurante do chef premiado Massimo Bottura, que possui três estrelas Michellin. Mas calma, os locais mais acessíveis também são deliciosos! Um deles é a Osteria di Rubbiara, que fica dentro de uma das mais conhecidas e tradicionais acetaias (locais onde se produz aceto balsâmico) da cidade. Aliás, uma das marcas registradas de Modena é o aceto balsâmico! E durante o almoço na Osteria, ainda rola degustação dos acetos! Bacana, né?

Por ser uma cidade pequena, é uma delícia conhecer Modena de bike! No Centro de Informações Turísticas de Modena, você pode pegar chaves para utilizar as bicicletas espalhadas pela cidade. Comece o passeio pela Piazza Roma, uma praça repleta de monumentos lindos como o Palazzo Ducale e a Fonte D’Abisso. Extenda o tour e pedale até o Teatro Comunale Luciano Pavarotti. Se o tempo permitir, tente assistir um espetáculo de balé ou concerto por lá. Imperdível! Dica: vá pela Via Carlo Goldoni, que abriga diversos cursos de música – é possível ouvir os estudantes treinando pelas janelas! Lindo!

Cortina d’Ampezzo:

Um dos lugares mais encantadores do norte da Itália: Cortina d’Ampezzo!

Localizada na região do Veneto, a cidade é cercada pelas famosas montanhas Dolomitas, consideradas Patrimônio Mundial pela Unesco. Um destino super badalado no inverno, com diversas opções para quem curte esporte e natureza. Estações de esqui, diversas trilhas para fazer trekking e um passeio de teleférico com uma vista de tirar o fôlego! O centro histórico de Cortina também é delicioso, sua rua principal, Corso Itália, é repleta de lojinhas, pequenos museus, bares e restaurantes charmosos.

E quem estiver pensando em ir à Cortina, não pode deixar de provar o Casunziei, ravioli recheado com beterraba, prato típico da região acompanhado de um bom vinho, claro!

Cinque Terre:

A romântica Cinque Terre fica há 2 horas de carro de Florença! Cinque Terre é composta por 5 cidadezinhas que ficam à beira do mar da Liguria e são patrimônio mundial da UNESCO: Monterosso Al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore.

Pequenas cidades, muito charmosas e coloridas, repletas de restaurantes e lojinhas para comprar azeites, pesto e o vinho doce local de sobremesa, Sciacchetrà. Uma ótima opção para o verão, além de ser um lugar lindo, tem uma praia super gostosa, Monterosso! Na sua próxima viagem à Itália reserve 2 ou 3 dias para conhecê-la que você não vai se arrepender!

Lombardia:

Dentro da Lombardia, você pode visitar três cidades, uma do ladinho da outra!

Bellagio é uma das charmosas cidades que fica ao redor do Lago di Como, há poucas horas de Milão. O centro histórico de Bellagio é todo no estilo medieval e cercado de escadas e becos com lojinhas, cafés e restaurantes incríveis para visitar, então nada melhor do que explorar a cidade toda a pé. Quem curte natureza, não deixe de conhecer os lindos jardins Villa Melzi e o Parque de Villa Serbelloni, que são um espetáculo à parte.

É uma ótima dica para ir no verão, já no inverno, não vale muito a pena porque a cidade fica quase deserta e muitas lojas e cafés fecham nessa época!

A pequena Villa del Balbianello fica no Lago di Como, pertinho da capital da moda e do design. A Villa é uma antiga propriedade construída no início do século XVIII que além de uma vista e paisagismo encantadores conta com o museu da expedição, que tem em seu acervo obras valiosas do país e de diversas etnias como a Masai e Tibetana. Com todo seu encanto, foi cenário de filmes como 007 Cassino Royale, Star Wars, entre outros. Vale explorar cada cantinho desse lugar tão lindo!

Villa d’Este é um lugar incrível que também fica no Lago di Como, bem pertinho da capital da moda e do design. O Villa d’Este é um verdadeiro palácio às margens do Como, ele foi construído em 1568 como residência de verão, mas em 1873 foi transformado em hotel. Inclusive já foi classificado pela Revista Forbes como “The World’s Best Hotel”. Puro Luxo! Mesmo que você não se hospede lá, vale a visita para tomar um drink.

Bardolino:

Essa charmosa cidadezinha italiana fica há poucas horas de Milão e nas margens do Lago Sul Guarda. Ela é famosa pela produção do vinho que leva o seu nome, o Bardolino rosé, chamado de “Chiaretto”. Um vinho suave e com um preço super acessível.

Um programa demais é explorar seus vinhedos de bike, mas a gente precisa ter um pouco de fôlego, porque é uma região de montanhas!!!

Limone Sul Garda:

A encantadora Limone Sul Garda é uma pequena cidade construída entre as montanhas e o maior lago do país, o Lago de Garda, que fica há poucas horas de Milão.

Conhecida por seus jardins de limões, a cidade pode ser explorada a pé e conta com diversos restaurantes deliciosos à beira do lago. Quem incluir Limone Sul Garda no roteiro, não deixe de provar o sorvete de limão siciliano imperdível da região.

Burano:

Burano é uma das cidades mais coloridas do mundo, que fica bem pertinho de Veneza! A pequena ilha ficou conhecida pela produção de renda artesanal e pelo bordado punto in aria que tem séculos de tradição e é típico do local, além das casinhas coloridas que hoje são hit nas redes sociais. Dá para conhecer e explorar toda a cidade em 1 dia e ainda visitar o Museo del Merletto (Museu da Renda) que fica na Baldassare Galuppi, a praça principal. Um encanto de lugar!

Portofino:

Portofino, à beira do golfo de Gênova e a menos de 3 horas de carro da capital da moda e do design, é uma cidade de puro charme e repleta de cafés e restaurantes encantadores.

Quem for passar as férias na Itália, pode incluir Portofino no roteiro que não vai se arrepender. A melhor época para visitar é entre abril e setembro, fora do período de frio e chuva.