762 Views |  Like

Depoimento da aluna – Constanza Fernandes – Trend Forecasting

Você sonha em estudar no Istituto Marangoni? Então você possui interesse em escutar o que as pessoas que vivenciaram essa experiência tem a dizer, não é mesmo?

No post de hoje trouxemos o depoimento da aluna Constanza Fernandes, mais conhecida como a Coni, do blog Futilish. Ela passou 3 semanas deliciosas em Milão fazendo o curso Trend Forecasting no Istituto Marangoni.

Quer saber mais sobre o curso e sobre o Istituto Marangoni? Confira!

coni

Sempre tive vontade de fazer um curso de moda mas pensava que quando isso acontecesse, teria que ser em uma escola renomada e de preferência em alguma cidade com histórico fashion.

coni18

Soube do Istituto Marangoni por algumas amigas que tinham feitos cursos lá, algumas em Paris outras em Milão, onde fica a sede dessa famosa escola de design e de moda. Comecei as construir meu sonho de passar uma temporada estudando e me aprofundar mais sobre o que escolhi ser minha carreira.

Mas ir morar e estudar fora exige uma série de preocupações e cuidados que a gente não sabe direito como lidar e que também temos medo de fazer errado né? Afinal é um sonho, um grande investimento profissional e tem que ser perfeito.
Para me ajudar a concretizar esse plano, tive a ajuda da Luiza Bomeny Consultoria, já que ela representa o Marangoni aqui no Brasil! Ela cuidou de todo o processo de inscrição e facilitou em 100% minha vida de futura estudante de Trend Forecasting pesquisa de tendencias) na Itália. Sim, escolhi Milão, o berço da moda, para realizar esse sonho.

Coni2

Desde a minha chegada a cidade até a conclusão só curso, tudo correu as mil maravilhas. O Istituto fica super bem localizado, perto do quadrilátero da moda e da Duomo. O prédio é muito bem cuidado, os funcionários simpáticos e tudo funciona perfeitamente. O Marangoni possui uma biblioteca bem rica além de salas com computadores a disposição.

O curso que fiz, de Trend Forecasting, esta na parte dos cursos de verão, os de 3 semanas, e curti tanto mas tanto que facilmente faria o de um ano (que na verdade dura um ano letivo, 8 meses). Os professores são excelentes, todos eles trabalham na área além de lecionar então eles passam conhecimento real pra gente! Sabe aula que a gente nem pisca de tão interessante? Lá é assim.

Coni

Quanto ao idioma, zero problemas. Escolhi tradução simultânea em português (tinha inglês tambem) já que as aulas são ministradas em italiano. No começo a gente estranha um pouco mas logo acostuma.

A turma, digo meus colegas de classe, eram apaixonantes! Fui sozinha e sem conhecer ninguém mas logo no primeiro dia fomos para um aperitivo na Corso Como para socializar e os ânimos bateram de cara. E assim foi o restante do curso, uma união super bacana que rendeu várias amizades! Inclusive viagens juntos, pois aproveitavamos os finais de semana e dias livres para passear. Fomos para Lago di Como, Veneza, Firenze, Toscana, Lugano na Suíça… a maioria desses passeios são de um dia, já que o sistema ferroviário italiano funciona super bem e viajar de trem além ser barato é uma delícia!

coni11

Eu falo que esse curso no Istituto Marangoni além de me abrir horizontes na área da moda abriu também minha cabeça para a vida. É uma experiência que vai muito além da sala de aula! Passar uma temporada fora, num país de língua diferente, dividindo sala com pessoas de diferentes partes do mundo (no meu curso tinha russos, mexicanos, colombianos, panamenhos e brasileiros), vivenciando outra cultura, conhecendo novos lugares é absurdamente enriquecedor. Penso que não poderia ter sido melhor e nem se eu tivesse planejado tudo detalhadamente, não seria tão perfeito.

Agora me sinto muito mais amparada e com conhecimento para falar sobre Tendências, aprendi que não é algo simples ou apenas focado em um ponto, muito pelo contrário, exige uma visão global de tudo o que está acontecendo no mundo, e saber como interpretar os sinais da moda.

Valeu cada dia, cada segundo na Itália e já tenho em mente voltar para fazer o outro curso! É algo que todo mundo deveria fazer pelo menos uma vez na vida, enriquece o currículo e a alma!

Quer saber ainda mais sobre o curso ‘Trend Forecasting‘? Assista ao vídeo da Luiza.