2332 Views |  Like

Bodas de Ouro: 50 anos de Karl Lagerfeld na Fendi

 Toda semana desvendamos a história por trás de grandes nomes da moda. Conhecer essas trajetórias é inspirador, além de ser um treinamento para o nosso olhar de moda. Desta vez iremos falar sobre a carreira de Karl Lagerfeld na Fendi.

karl fendi

Karl Lagerfeld em sua juventude.

 O nome do kaiser é sempre associado à maison Chanel, no entanto, a relação de Karl com a Fendi é mais antiga ainda e este ano se consagra como a união mais duradoura da historia da moda – 50 anos dessa história entre a grife e Karl.

 Lagerfeld veio de família rica e formou-se em desenho e história pela Lycée-Collège Montaigne, em Paris. Seu primeiro trabalho foi em 1955, quando ganhou uma competição de design de moda feita por uma empresa de lã (venceu na  categoria de casacos). A vitória lhe rendeu o emprego de assistente de Pierre Balmain, além da amizade desenvolvida entre ele e Yves Saint Laurent, que foi vitorioso na categoria de vestido cocktail. Na mesma época, em 1965, ele ingressou na Chloé – que viria a deixar em 1982 para assumir a Chanel- e na Fendi.

karl fendi5

Yves Saint Laurent e Karl.

  A grife italiana era uma empresa familiar que havia sido criada em 1925 pelo casal Adele e Edora Fendi (que tiveram 5 filhas) e era uma típica casa de peles. Com o ingresso do kaiser, ele propôs a utilização de tecidos nunca antes usados, modernizando a grife e quebrando a ideia de moda tradicional e racional. Ele foi responsável por criar o logo com o “F” duplo e a identidade que a marca carrega atualmente.

 Um fato curioso que ilustra como a marca não perdeu seu berço familiar foi o convite de Karl para que Silvia Venturini, neta do casal fundador, assumisse a criação dos acessórios. Foi quando surgiu a primeira it-bag, a Baguette, desenvolvida em 1997. A peça foi ousada para o momento: bolsa chique e pequena para ser usada durante o dia. O modelo segue fazendo sucesso e possui mais de 1000 interpretações, em diversos materiais. Hoje a Fendi segue fazendo itens desejo, como os bag bugs e os modelos da Peek-a-boo.

Fendi e Karl

Bolsa ‘Baguette’ e suas diversas interpretações

FENDI E KARL2

Bolsa ‘Peek-a-boo-‘ com os bag bugs pendurados.

 Em 1984, Lagerfeld criou sua própria marca e até hoje alegra o universo fashion com suas criações e frases emblemáticas. Karl é brilhante! E para fechar com chave de ouro, notícia boa: será lançado o livro ‘Fendi by Karl Lagerfeld‘, em comemoração as bodas de ouro da união, com diversos croquis icônicos, desenhos, entrevistas e memórias dessa trajetória.

livro

Livro ‘Fendi by Karl Lagerfeld