798 Views |  Like

5 passos para uma vida mais minimalista

Antes de começar a ler esse texto, pare e respire para desacelerar. O mundo de hoje gira em velocidade frenética e vivemos a era dos excessos: de informação, consumo, atividade… Somos diariamente bombardeados por milhares de notícias, lançamentos de produtos e programas. Fica difícil se manter a par de tudo e, cá entre nós, não existe nenhuma necessidade de estar inteirado de absolutamente tudo.

Quando aprendemos a eliminar os excessos, abrimos espaço para o que realmente importa: estar ao lado das pessoas que fazem a diferença, vivendo momentos enriquecedores. Precisamos aprender a tirar do caminho aquilo que não serve! Existe uma espécie de método, um passo a passo que vou dividir aqui com você.

1- Consuma menos

Qual é a necessidade de possuir o último modelo de tudo? Os lançamentos mais quentes são novos por muito pouco tempo e o impulso consumista nos leva a uma bola de neve que só causa frustração. Compre aquilo que vai fazer diferença: a peça de roupa que você precisa no seu closet, o gadget que vai melhorar a sua qualidade de vida, o cosmético certo para as suas necessidades. No mais, passe adiante.

2- Crie conexões verdadeiras

O tempo é um recurso muito precioso. Use o seu com quem realmente importa. Filhos, amigos, namorado, família… O importante é sair do celular e olhar no olho, estar junto. Estamos perdendo o que há de mais valioso, escondidos atrás das telas dos nossos celulares. É hora de recuperá-la!

3- Descarte

Descarte mesmo, jogue fora, mande embora! Faça isso com tudo aquilo que não te importa e não te interessa. Podem ser pessoas que não agregam, situações que você já não tolera, coisas que não te acrescentam. Você pode se dar ao luxo de escolher aquilo que te faz bem. Dê um tchau para o resto!

4- Simplifique 

Evite a frustração gerada pelas longas listas de metas irreais. Aprenda que você tem um limite, e não há nada de errado com isso. Criar expectativas impossíveis gera uma constante sensação de fracasso. Estabeleça objetivos realistas.

5- Foque a sua energia 

A nossa mania de controle é um dreno de energia. Precisamos aceitar os limites que a vida nos impõe e focar a atenção naquilo que podemos mudar. O resto você pode ir minimizando, tirando da lista de prioridades, até o momento de mandar embora completamente. Já tentou trabalhar no computador com muitas janelas abertas ao mesmo tempo? Travou tudo, não foi? Não deixe que aconteça o mesmo com a sua cabeça!

Saiba que ser feliz é uma escolha consciente, que começa por uma mudança de hábitos. Quando você sentir que está dirigindo sua vida a 220 km por hora, ponha o pé no freio, reavalie as suas prioridades e abra espaço para o que realmente importa.